A propósito do filme A Rede Social, de David Fincher, Pedro Lomba tenta encontrar alguns termos portugueses equivalentes a outros ingleses: «Nerds, geeks e jocks. Faltam-nos palavras em português para descrever estas tribos juvenis, estas contraculturas. Lembramo-nos delas do liceu através de outras definições (os nerds eram os marrões, os geeks eram os cromos, os jocks os rapazes populares com queda para o desporto, que também arrebanhavam as mais giras da turma). A grande bipolaridade dos nossos tempos escolares separava quem fosse e não fosse popular. Os nerds tinham borbulhas e boas notas, os geeks gostavam de ficção científica e eram tecnologicamente evoluídos. Há milhentas maneiras de preencher o estereótipo. Podia ser-se ao mesmo tempo um nerd e um geek» («Anti-geek», Pedro Lomba, Público, 11.11.2010, p. 40).
É uma tentativa de encontrar uma equivalência. Chamo a atenção dos meus leitores para a bipolaridade de «quem fosse e não fosse popular»... Estes também são «doentes psiquiátricos».
[Post 4067]
1 comentário:
Já não se pede propriedade, vernaculidade, perspicuidade, graça, enfim estilo. A mera, humilde e rasa correcção é tão fácil de enxergar nas folhas do dia como agulha em palheiro.
- Montexto
Enviar um comentário