21.11.10

Revisão

Não vale a pena?


      «A presidente-eleita do Brasil escreveu uma carta ao Papa em que afirma que deseja ter “uma relação fecunda” com a Igreja Católica. A missiva, escrita por Dilma mas analisada e revisada pelo chefe de gabinete de Lula, Gilberto Nascimento, é uma forma de mostra não ter ficado ressentida com Bento XVI, que antes da segunda volta pediu aos fiéis para não votarem em quem defendesse o aborto» («Aproximação a Bento XVI», Domingos G. Serrinha, Correio da Manhã, 20.11.2010, p. 33).
      Então agora já não revêem o que um correspondente escreve, ainda por cima um correspondente que não redige segundo as normas do português europeu?

[Post 4104]

2 comentários:

Francisco Agarez disse...

Quem escreve "presidente-eleita" não pensa nem percebe a razão de ser das palavras compostas: uma nova unidade, feita de duas unidades preexistentes, que permanece e ganha autonomia. Presidente eleita é exactamente o contrário. É uma circunstância que cessa no dia em que a senhora tomar posse do cargo para que foi eleita. Pensar será assim tão difícil?

Anónimo disse...

É o mais difícil de tudo. Os homens até podem trabalhar com as suas próprias mãos, mas em geral pensam pela cabeça dos outros. Deixou-o dito Montherlant.
- Montexto