20.1.11

«Se» apassivante

Das que são vistas


      «Dois reclusos não o eram tanto como se pensava. Estavam numa carrinha celular à porta do Departamento Central de Investigação e Acção Penal, ambos com algemas. Estas pareciam — duas argolas, aço — das que se vê nos filmes, um tipo preso às barras da cama, ela aproveitando-se para se ir embora com a carteira dele, ele desesperado e impotente, sem poder desprender-se das tais algemas. As dos dois citados reclusos pareciam destas mas não eram.» («Entretanto, no dia-a-dia», Ferreira Fernandes, Diário de Notícias, 20.01.2011, p. 64).
      Prefiro a construção em que o se é partícula apassivante, levando o verbo para o plural, a concordar com o sujeito: «das que se vêem nos filmes»/«das que são vistas nos filmes».

[Post 4339]

6 comentários:

Anónimo disse...

Questão para mim muito longe do foro das preferências, por cair direitinha no das regras, digam lá o que disserem. Também aqui os factos da língua - esmagadores - falam por si, para quem os saiba ler. Ocorrências em contrário - sempre raras ou raríssimas nas melhores penas - imputem-se a decuido, falta de sentido da língua ou mera ignorância.
- Montexto

Anónimo disse...

Estou com o Montexto, pois também a mim me soou muito mal (e o ouvido, tal como o algodão, raramente engana). «Das que se vêem nos filmes» parece-me ser a construção correcta. Sem hesitar, avermelharia o «vê».

Fernando Ferreira

Paulo Araujo disse...

'vê-rmelho' nele! Praza Deus não se transformar em "Das que veem-se".
P.S. Meu verbo 'ver' já está nos conformes do AO90.

Franco e Silva disse...

É totalmente aterrador! A frequência com que se ouve, vê e lê a absolutamente exigida construção verbal no plural arrepiantemente escrita no singular mostra ao que chega a incompetência dos putativos bem-falantes jornalistas, políticos, comentaristas e todos os outros -istas que peroam na vida pública e social e explica como se cava fundo a sepultura da língua. Fez-lhes falta um professora primária das «antigas» ...

Anónimo disse...

«Peroram», pretendia grafar decerto o Sr. Franco e Silva.
Eu é que costumo ter destes lapsos...
- Mont.

Franco e Silva disse...

Pois...
O R ficou no teclado.