8.2.11

Pronúncia: «acerca de»

A cerca e as ovelhas

      José Sócrates estava hoje no Congresso das Exportações, em Santa Maria da Feira, e disse, fero e primo-ministerialmente patriótico: «Isto não é acerca de partidos, isto não é acerca de poder, isto é acerca do País.» E como pronunciou aquele triplo «acerca»? «A cerca». No Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, publicado pela Academia das Ciências de Lisboa em 1940, a locução prepositiva ainda aparecia com a grafia àcêrca. O Acordo Ortográfico de 1945, porém, suprimiu os acentos que distinguiam palavras homógrafas heterofónicas e referiu explicitamente aquela. Por isso, o Vocabulário Ortográfico Resumido da Língua Portuguesa, também da Academia das Ciências, datado de 1947, regista já, na página 8, «acerca», indicando, porém, a pronúncia: «(à...ê)». E o Acordo Ortográfico de 1990 continuou nesta via, mas deixou algumas excepções que estão a intrigar os professores (pelo menos os que frequentam qualquer curso sobre a nova norma ortográfica da língua portuguesa. E há cursos destes com uma carga horária de... 12 horas!), como por/pôr. Os falantes não se dão bem com acentos, mas a verdade é que a desambiguação de palavras homógrafas por meio dos acentos ajudava e muito. Pode/pôde, demos/dêmos, cantamos/cantámos, pelo/pêlo, pára/para... Entre excepções e usos opcionais, lá se vai a decantada unidade.

[Post 4411]

4 comentários:

R.A. disse...

Poderá admitir-se que o Primeiro Ministro pretendia mesmo referir-se a "cercas"...
O que ouvi foi: «Isto não é o terreno do poder, nem a coutada dos partidos, isto é coisa que interessa a todo o País!»

[quem ler isto pensará que ensandeci, mas o que queria era galhofar]

Anónimo disse...

Parece que hoje as pessoas nada aprendem nem sabem por si; precisam de que lhes ensinem tudo (incluindo o que o presidente de Brosses chamava a coisa propriamente dita por excelência) a poder de cursos que tendem a acompanhá-las do berço à cova...
Mas cursos sobre a nova norma ortográfica da língua portuguesa?! Uma coisa que tira aqui uns cc e pp, ali uns acentos e acolá uns hífenes? E com uma carga horária de 12 horas?! A alguém mais do que a editores havia de aproveitar o novo acordo. Já se vê a quem.
- Montexto

Venâncio disse...

Drama pós-Acordo

«Para aqui», gritou-me ele. Fiquei indeciso. Deixei ir o carro, ribanceira abaixo. O meu advogado sugeriu que mande a conta ao dr. Malaca.

Venâncio disse...

P.S.

A historieta é demagógica, eu sei. Na vida real (na vida sonora) uma coisa é páràqui, outra é pràqui.

Mas algumas histórias só nos chegam por escrito...