29.3.11

Sobre «pontificar»

Ou seja?...

      «Dez milhões de euros é a quantia reclamada à sociedade de advogados PLMJ, onde, entre outros, pontifica José Miguel Júdice, que está a ser acusada de ter deixado prescrever o prazo de envio de um recurso e, com esse acto, ter gorado algumas expectativas de indemnização» («Sociedade de advogados na iminência de pagar indemnização de dez milhões de euros», José Bento Amaro, Público, 29.03.2011, p. 10).
      Se o leitor não sabe o que significa «pontificar», não é por qualquer dicionário que chega a compreender o que é. Para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, «pontificar» é «celebrar missa com capa e pontifical» e, em sentido figurado, «falar, escrever com entono ou ênfase». Aposto que José Miguel Júdice faz isto na PLMJ. O Dicionário Houaiss regula mais ou menos pelo mesmo. Dos que consultei, apenas o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora regista o sentido figurado (mas através de um sentido figurado!) que o verbo tem no excerto acima: «ditar leis».
      Já que a ocasião se nos enseja tão propícia, seja-nos permitido pontificar uma lição ao jornalista: quando usar estes termos um pouco fora de circulação, faça o exame Vieira.

[Post 4628]


8 comentários:

Paulo Araujo disse...

Prezado Helder,
Temos aqui um dicionário que por certo não seria útil em Portugal, mas nos acode quanto aos sentidos atuais e usuais das palavras; é o 'Dicionário de usos do Português do Brasil', infelizmente apenas em versão impressa da qual escaneei o verbete 'pontificar':
pontificar V * [Ação] 1 exercer a função pontificial: um papa que pontificou no século passado foi submetido a autópsia (FSP) 2 dar ordens: e lembrava a sua terra, a ardente Angola que Sinhozinho lhe ensinara que ficava muíto além daquela ilha e restinga onde pontificava como um régulo, o Capitão Mata-Gente (VID) [±Compl: em/sobre+nome] 3 dar a última palavra: Mas pelo menos deveriam ser mais modestos, não pontificando em questões teológicas e morais (FSP); Quem é o sr. Alex Orágio para pontificar sobre a conduta de Renata Alves, que está morta? (FSP) [Compl: oração] 4 dizer em tom categórico e com ênfase: Preparado o cenário, Jánio escolheu sua melhor cara de vítima e pontificou: - Só esta mancha faltava às contas de Adhemar de Barros (FSP) [Compl:a/para+nome humano) 5 falar ou discorrer em tom de superioridade: Num dos reservados Geraldo avista a mulher dos gestos etéreos pontificando para a roda de homens que a cercava, sem tirar os olhos de Armando (RIR) * [Estado] [Compl: em+nome abstrato) 6 destacar-se: Na canção romântica, pontificava o Patativa do Norte, Augusto Calheiros (GON); O casal Sartre e Simone de Beauvoir pontíficou na intelectualidade francesa por pelo menos quatro décadas (FSP)
No seu post, parece-me que a citação se enquadra nas acepções 2 ou 6, esta mais provável.

Anónimo disse...

É o Dicionário de Usos do Português do Brasil, de Francisco S. Borba (São Paulo, Editora Ática, 2002).

Anónimo disse...

Mas se até o Dic. da Acad. das Ciênc. de Lx, 2001, ouviu falar disso!
— Montexto

Eduardo disse...

Caro Montexto:

segundo esse a que alude, «robalo» é coisa que não existe...

Anónimo disse...

E, se mais procurar, mais faltas encontrará, Eduardo. «Decesso» por exemplo.
Mas ele bem avisa apresentando-se como só da língua portuguesa contemporânea, — para bom entendedor, da língua novíssima, o que vale por dizer: «Lasciate ogni speranza, voi ch’entrate.»
— Mont.

Paulo Araujo disse...

Prezado Helder,
Voltei ao exame Vieira e pergunto-lhe se aquele 'back-office' não seria o nosso mouro almoxarifado.
Ninguém comentou o post.

Kupo disse...

Penso que não, Paulo Araujo: uma rápida passada de olhos pela definição da Wikipédia põe por terra essa possibilidade: http://pt.wikipedia.org/wiki/Back_office .

Paulo Araujo disse...

Perfeito Kupo, são os departamentos de apoio ou serviços gerais, tudo parte da logística que, aí sim, engloba o almoxarifado, o transporte, a armazenagem etc. Obrigado.