2.4.11

«Acesso/acessibilidade»

Fala o autarca

      Seja este exemplo: «[…] bastando para tal que estivesse servido de uma boa rede de acessibilidades.» Escreveu o já extinto Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca: «Quanto a acessibilidade, “qualidade do que é acessível”, não é o mesmo que acesso, que não possui tal significado, pelo que estas duas palavras têm empregos distintos.» O Dicionário Houaiss (versão electrónica) regista para «acessibilidade»: «qualidade ou carácter do que é acessível; facilidade na aproximação, no tratamento ou na aquisição». O Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora acrescenta esta acepção: «conjunto das condições de acesso a serviços, equipamentos ou edifícios destinadas a pessoas com mobilidade reduzida ou com necessidades especiais».
      O exemplo acima é claríssimo: não há «redes de acessibilidades», isso é tolice. Há redes de acessos. Há, contudo, casos de fronteira em que é difícil afirmar categoricamente se se deve usar «acessibilidade» ou «acesso». Lembro-me de Montexto ter aqui condenado o uso de «acessibilidade», mas suponho que o fez tendo em mente o seu uso indevido em vez de «acesso», e não o termo em si.

[Post 4646]

4 comentários:

Anónimo disse...

Evidentemente.
Lembro-me de ter ouvido também Hermano Saraiva objurgar esse emprego num dos seus programas televisivos. «Acessibilidade» por «acesso» é o horror!
— Montexto

Bic Laranja disse...

"Rodriguinho de linguagem", foi como ele o crismou.
Cumpts.

Anónimo disse...

P.S. — Se houver casos de fronteira, na dúvida prefira-se a mais curta. É uma velha regra: não usar duas palavras se uma basta, nem uma comprida e complicada se a simples serve, salvo que se pretenda e busque um efeito determinado.
— Montexto

Anónimo disse...

Ora aí está uma excelente recomendação do Montexto que muita gente devia pôr em prática!