1.4.11

Revisão

Uma brincadeira

      Desde o início de Janeiro, o Assim Mesmo já teve mais de 80 mil visualizações. Não ando, afinal, a trabalhar para o boneco. Bem, mas isso agora não interessa. Obra de não ficção, pouco mais de 200 páginas, 616 advérbios em –mente. Vamos lá expungir metade. É um dos objectivos.
      (Esta parece uma mensagem tuitesca, mas não. Alguma associação de ideias, que não quero reconstituir, trouxe-me à mente as four letter words de MEC — boa noite, Miguel — e pensei como seria bom termos algo semelhante a isto em português.)

[Post 4644]


4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Helder,

O seu blog é para mim uma leitura diária. Não pense que o seu trabalho é em vão, pois muito tenho aprendido consigo.

Fica aqui apenas uma sugestão: por vezes esquece-se de indicar a correcção dos erros que assinala. Se alguns erros são óbvios, outros não são assim tão óbvios, pelo menos para quem não tem grandes conheciamento de gramática, como é o meu caso.

Creio que o blog ganharia ainda mais leitores. É que certas explicações do ciberdúvidas são de tal forma prolixas e desnecessariamente longas que se desiste de ler a resposta ao fim de algumas linhas, o que faz com que algumas pessoas (conheço duas) andem à procura de alternativas. Claro que recomendei-lhes o "Assim Mesmo" :-)

Anónimo disse...

Depois de sair de Eça, deve o bom leitor acautelar-se: o abuso dos advérbios em -mente pega-se.
— Montexto

Francisco Agarez disse...

"Obra de não ficção, pouco mais de 200 páginas, 616 advérbios em –mente. Vamos lá expungir metade. É um dos objectivos."
Duas perguntas:
1ª Estamos a falar de um original ou de uma tradução?
2ª Quem definiu a expunção de metade como um dos objectivos?

Helder Guégués disse...

Original. Defini-a eu, e tenho a certeza que o autor aceitará.