19.6.09

Verbo «meter». Confusões (II)

Mete pena

      Já aqui abordei mais de uma vez as confusões em relação aos verbos pôr e colocar e, menos frequente, entre estes e o verbo meter. Veja-se este exemplo: «Sai do mato dentro de uma carrinha vermelha de caixa aberta. Apanha o cabelo, mete os óculos escuros, compõe o sutiã e vira-se de novo para a estrada» («Romenas disputam estrada», Sónia Trigueirão, Correio da Manhã, 14.06.2009, p. 7). Ó senhora jornalista (e senhora, não é?, revisora), então meter não é «inserir, pôr dentro, fazer entrar, introduzir»? Podia ter metido os óculos num estojo, isso sim.

5 comentários:

Anónimo disse...

Já hoje, porque passava pouco da meia-noite, vi que no oráculo da TVI24 conseguiram meter a pérola "destróiem"...

Anónimo disse...

Se escreveram "destróiem" com acento é porque não são assim tão analfabrutos.

Anónimo disse...

É discutível se, caso existisse, essa palavra exigiria acento já que, mesmo sem acento, o ditongo "oi" puxaria sempre a tónica para ele. Se já é paroxítona sem acento, então por regra não se acentua, não é?

Anónimo disse...

eu destruo, tu destróis ou destruis, ele/ela destrói ou destrui, nós destruímos, vós destruís, eles/elas destroem ou destruem

http://www.priberam.pt/dlpo/Conjugar.aspx?pal=destruir

Anónimo disse...

Sobre o uso indevido do verbo «meter», aqui vai mais um exemplo, publicado hoje (7/6/2010) na edição on-line do jornal Expresso: «A tentativa serviu para gerar um movimento a favor do casamento de pessoas do mesmo sexo. "Graças a Deus, correu bem, porque metemos toda a gente a mexer", conta, orgulhosa.»

Fernando Ferreira