15.2.11

Como se fala na rádio

Com olhos de ver

      aqui tínhamos visto que devemos usar a locução à vista desarmada em vez de a olho nu. Agora, temos algo de novo.
      Naufrágio de uma embarcação do Sanas — Associação Madeirense de Socorro no Mar. Um morto e um ferido. A repórter da Antena 1 Helma Vieira explicou tudo: «O segundo, felizmente, e pelo que foi visto, não posso confirmar a gravidade dos ferimentos, mas mexia, o corpo não apresentava grandes mazelas, pelo menos a olho visto, e neste momento encontra-se hospitalizado.» A repórter fez confusão com outra locução semelhante: a olhos vistos, isto é, de forma clara, evidente, manifesta. No contexto, talvez devesse ter dito «à primeira vista».

[Post 4438]

3 comentários:

Bic Laranja disse...

À vista desarmada a embarcação de socorro a náufragos dispensava bem as maiúsculas. Já se fosse do [Instituto de] Socorro a Náufragos...
Cumpts.

Helder Guégués disse...

Fui induzido em erro pelo jornalista, mas não muito: a entidade chama-se Sanas — Associação Madeirense de Socorro no Mar, e é neste sentido que vou corrigir.

Anónimo disse...

Escrevem de outiva e por aproximação. Ai de quem espera encontrar-lhes na prosa propriedade e brio! Logo o desengano frio lhe desfaz toda a ilusão e crença, como diria o bom João Penha, mais de uma vez aqui lembrado, nem há-de ser esta a última.
- Montexto